Pular para o conteúdo

Secretário visita instituições próprias e conveniadas

O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, passou a manhã desta sexta-feira, 02, em visita a unidades próprias e conveniadas com a Prefeitura Municipal de Aracaju, localizadas no 5º Distrito de Assistência Social, zona Norte da capital. O roteiro teve início no Cras João Oliveira Sobral, no bairro Santos Dumont, onde acontecia a Pré-conferência municipal da Juventude.

Cerca de 60 jovens assistidos pelo Cras participaram da pré-conferência na manhã desta sexta-feira. “Esta é uma oportunidade que a Prefeitura de Aracaju oferece a vocês, jovens, de trazerem para este fórum de discussão as questões que lhes afetam, seja na área da educação, da saúde e até mesmo nos assuntos de sobrevivência”, disse Bosco Rolemberg à juventude ali presente, convocada a participar da Conferêncuia Municipal da Juventude que acontecerá no dia 15 de setembro, na praça da Juventude, no conjunto Augusto Franco.

Dali, Bosco Rolemberg seguiu para o Instituto e Creche menino Jesus, uma instituição conveniada com a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), localizada no bairro São Carlos. A entidade, fundada há 22 anos por funcionários da Petrobras, atende pelo convênio com a PMA a duas turmas do Projovem com oficinas de dança e música. Além disso, assiste com o serviço de creche a 50 crianças de 3 a 6 anos, segundo informou a coordenadora de oficinas de geração de renda, Tereza Maria Carvalho.

“Este é um serviço de grande alcance social e muito bem executado por toda equipe técnica do instituto”, comentou o secretário Bosco Rolemberg, que seguiu depois para Conselho Tutelar do 5º Distrito, onde ouviu reivindicações da conselheira Rosimeire Oliveira Silva.

Ceinfa

O próximo local visitado pelo secretário foi o Centro de Integração da Família (Ceinfa), instalado no bairro Veneza. A instituição atende a 604 usuários e abrange as comunidades do São Carlos e Maria do Carmo. Através do convênio com a Prefeitura de Aracaju na área da assistência social, o Ceinfa atende a 60 idosos, com o Programa de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com reuniões às sextas-feiras à tarde e sessões de academia nas terças e quintas-feiras.

Terezinha Meira

A agenda de visitas desta manhã foi encerrada no Centro Comunitário Terezinha Meira, no bairro Veneza, que oferta serviços de creche para 60 crianças de 2 a 6 anos. Fundada há 23 anos, a unidade também tem convênio com a Prefeitura de Aracaju para assistir crianças de 3 a 6 anos com o Programa de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.

“Esse convênio é muito importante porque podemos até oferecer atendimento psicológico às crianças. Muitas vezes nos deparamos com algumas situações que mostra o quanto a gente precisa fortalecer os vínculos familiares”, declarou a assistente social dão Centro Comunitário Terezinha Meira, Maria Joelma Santana Andrade.

Relacionamento

Para as dirigentes das unidades, a visita do secretário é importante porque reforça o relacionamento da Prefeitura de Aracaju com as instituições conveniadas. “Precisamos desse contato mais aberto, mais descontraído com o secretário, que por sua vez passa a conhecer com mais profundidade o nosso trabalho”, disse Neide Santos, coordenadora pedagógica do Centro de Integração da Família.

Para o secretário Bosco Rolemberg, sair do seu gabinete para ir ver de perto o trabalho prestado pelas instituições conveniadas é uma forma bem apropriada de avaliar como estão sendo aplicados os recursos municipais repassados, bem como verificar a qualidade dos serviços. “Estou encantado com o que vi hoje. Crianças, jovens e idosos sendo bem cuidados, unidades muito bem administradas, serviços executados com amor e dedicação. O resultado dessas visitas só confirma a importância dessas instituições no campo da assistência social”, enfatizou.