Pular para o conteúdo

Relatório Anual 2012

IDENTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL

 NOME: CENTRO DE INTEGRAÇÃO DA FAMÍLIA

ANO DE FUNDAÇÃO: 2006

ENDEREÇO: RUA IDALICIO SOARES 456 / A, NOVA VENEZA CEP 49092 – 520 e RUA FRANCISCO XAVIER DA PAIXÃO Nº100 CEP 49092-030 ambas em Aracaju / Sergipe.

 

TELEFONE/FAX: (79) 9972 – 7231 / 9987-0298

E-mail: ceinfa@hotmail.com

SITE: www.ceinfa.gov.br

CNPJ: 083646070001-62

REGISTRO NO CMDCA: 100

REGISTRO NO CMAS: 124

CERTIFICADO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL: Lei 6745 de 28 de outubro de 2009

CERTICADO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL: Lei 3.673 de 05 de março de 2009

REPRESENTANTE LEGAL: EMANUELLE RAMOS DE OLIVEIRA SANTOS

CARGO: PRESIDENTE

REGIME JÚRIDICO: SOCIEDADE CIVIL SEM FINS ECONOMICOS

OBJETIVO: Atividades de Defesa de Direitos e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

ÁREA DE ATUAÇÃO: ARACAJU / SERGIPE

 

EQUIPE TÉCNICA

PRESIDENTE: EMANUELLE RAMOS DE OLIVEIRA SANTOS

COORDENAÇÃO: JOSEFA NEIDE DOS SANTOS

ASSISTENTE SOCIAL: CRISTIANA FONTES GONZALES

AUXILIAR ADMINISTRATIVO: SANDRA VIRGINIA DOS SANTOS

EDUCADORES: KENNEDY EDUARDO DE JESUS

                               ROGÉRIO ANTONIO DOS SANTOS

                            ALESSANDRA MARIA DE DEUS

FINANCIADORES:

v  GRUPO MIRO SANTOS;

v  FUNDO MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – SEMASC

PARCEIROS:

v  FUNDAT – FUNDAÇÃO MUNICIPAL DO TRABALHO;

v  SEMASC – SECRETÁRIA MUNICIPAL DA AÇÃO SOCIAL DE ARACAJU /SERGIPE;

v  SECRETARIA ESTADUAL DA INCLUSÃO, ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE SERGIPE;

v  SECRETÁRIA DE ESTADO DO TRABALHO, DA JUVENTUDE, E DA PROMOÇÃO DA IGUALDADE SOCIAL;

v  INSTITUTO EMPREEDER;

v  FORUM DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE;

v  CONSELHO MUNICIPAL DA TERCEIRA IDADE;

v  CONSELHO MUNICIPAL DA ASSISTENCIA SOCIAL;

v  CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE;

v  FORUM DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ARACAJU / SERGIPE;

v  CRAS TEREZINHA MEIRA – VENEZA.

 

INDICE

 

CAPA – 01

IDENTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL – 02

EQUIPE TÉCNICA – 03

FINANCIADORES – 03

PARCEIROS – 03

01- APRESENTAÇÃO – 05

02 – PROJETOS – 06

2.1 – REFORÇO ESCOLAR COM INCENTIVO A LEITURA – 06

2.2 – ATIVIDADE FÍSICA – CORPO EM MOVIMENTO – 06

2.3 – TODOS CONECTADOS PARA A VIDA – 06

2.4 – GRUPO DE CONVIVÊNCIA DA MELHOR IDADE – 07

2.5 – ENTERJOVEM – 08

03 – RECURSOS HUMANOS – 09

04 – ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL – 10

05 – ESTRUTURA FÍSICA – 12

06 – METODOLOGIA – 15

07 – CONCLUSÃO – 16

 


1 – APRESENTAÇÃO

O Centro de Integração da Família – CEINFA têm como objetivos principais: oferecer aos usuários atendidos serviços que oportunizem a possibilidade da melhoria da qualidade de vida, através da geração de conhecimentos e da assistência social, tornando-se referencia no atendimento social através do oferecimento de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e defesa e garantia de direitos. Promovendo projetos e ações continuadas voltadas para as necessidades básicas, da família, como um todo desde a criança ou adolescente, idoso e adulto. Bem como estimular a parceria, o dialogo local e solidariedade entre diferentes segmentos sociais, participando junto a outras entidades de atividades que visem interesses comuns. Oferecendo todos os serviços de forma gratuita.

O CEINFA foi fundado no ano de 2006 por um sonho dos empresários do grupo Miro Santos com a vontade de preencher um pouco a lacuna que existe na comunidade, no que se refere às políticas públicas voltada para a família, pois, a instituição tem como visão torna-se referência no atendimento social através do oferecimento de cursos e de serviços de assistência social.

Atualmente a instituição com sede própria, conta com uma equipe multidisciplinar de assistente social, psicóloga, historiadora e instrutor de educação física. Sendo oferecido a sua comunidade um trabalho continuo de reforço escolar e incentivo a leitura para alunos da rede pública de ensino (aulas de português e matemática); aulas de ginástica aeróbica, musculação e localizada que são realizadas na Academia que fica na instituição e conta com equipamentos novos adquiridos com recursos próprios; Inclusão Digital com 16 computadores novos sendo que só fica um aluno por computador, é válido ressaltar que algumas pessoas a qual fizeram parte do curso já estão inseridas no mercado de trabalho e além de oferecer cursos de capacitação aos usuários da ONG. Além de ter formado um grupo de convivência para Terceira Idade com 60 participantes, onde eles têm um espaço para realizarem atividades físicas, cursos, passeios, orientação e acompanhamento realizado pela equipe psicossocial.

 

 

2 – PROJETOS

2.1 Projeto: Reforço Escolar com Incentivo a Leitura

Público Alvo: Crianças na faixa etária de 07 a 12 anos de idade

Capacidade de Atendimento: 40 crianças

Critérios de acesso: Crianças oriundas de escolas públicas, Beneficiários do Programa Bolsa Família ou estejam cadastrados no Sistema Único da Assistência.

Objetivos esperados: Proporcionar as crianças atendidas maior desempenho nas escolas de ensino regular, oferecendo os mesmos subsídios necessários para o reforço nas atividades normais em sala de aula.

Resultados Alcançados: Aumento do índice de aprovação na escola, Elevação do conhecimento e elevação da auto-estima dos participantes

Período de funcionamento: Segunda à sexta. Pela manhã das 08: 00 às 10:00 ( 1ª e 2º series) e das 10:00 às 11:30 (3ª e 4ª).

Responsável pela execução do projeto: Educador de Nível Médio.

Financiador: CEINFA – recursos próprios.

Local de execução: Ceinfa – Aracaju – SE

2.2 Projeto: Atividade Física “Corpo em Movimento”.

Público atendido: Adolescentes, Adultos e Idosos.

Capacidade de Atendimento: 90 usuários por turno.

Critérios de acesso: Qualquer pessoa que sejam oriundos de comunidades carentes de Aracaju, Beneficiários do Programa Bolsa Família ou estejam cadastrados no Sistema Único da Assistência, desde que estejam devidamente liberados pelo serviço de saúde apresentando para isso um atestado médico.

Resultados Alcançados: Elevar a auto-estima e disposição das pessoas envolvidas e dessa forma melhorar a qualidade de vida.

Objetivos esperados: Proporcionar aos usuários exercício físicos e aeróbicos a fim de que tenham maior qualidade de vida.

Período de funcionamento: Segunda a Quinta pela manhã das 07:00 às 10:00 horas e a tarde das 14:00 às 18:00 horas.

Responsável pela execução do projeto: Professor licenciado pelo CREF.

Financiador: Ceinfa – Recursos Próprios

Local de execução: Ceinfa – Aracaju – SE

 

2.3 Projeto: Todos Conectados para a Vida

O projeto é realizado em parceria com a FUNDAT sendo que o CEINFA entra com contrapartida do espaço e a FUNDAT fica responsável pela contratação dos Instrutores e pagamento deles, ou seja, não é repassado nenhum dinheiro para o CEINFA.

Público atendido: Adolescentes a partir de 16 anos, adultos e idosos.

Capacidade de Atendimento: 16 usuários por turma.

Critérios de acesso: Qualquer pessoa que seja oriunda de comunidades de Aracaju, podendo ser ou não Beneficiários do Programa Bolsa Família ou estejam cadastrados no Sistema Único da Assistência.

Resultados Alcançados: Fazer com que as pessoas envolvidas busquem mais informações e melhora na perspectiva de conseguir um emprego.

Objetivos esperados: Proporcionar aos usuários cursos de inclusão digital buscando desenvolver as habilidades de cada com Aulas de Informática Básica (Windows, Word, Excel) e avançada, fazer com que as pessoas envolvidas busquem mais informação e melhora na perspectiva de conseguir um emprego, aulas de Relações Humanas, trabalharem o convívio em grupo, as diferenças de opiniões, ou seja, desenvolver as potencialidades

Período de funcionamento: Segunda a Sexta no horário da tarde das 14:00 às 18:00 horas.

Responsável pela execução do projeto: Professor cedido pela Fundat.

Financiador: FUNDAT – CEINFA

Local de execução: Ceinfa – Aracaju – SE.

2.4 Projeto: Grupo de Convivência da Melhor Idade

A parceria entre a instituição e a SEMASC é no valor de R$ 30.000,00 sendo que pagos através de parcelas no valor R$ 2.500,00 sendo que são pagas conforme é feita a prestação de contas, pois uma parcela e condicionada à outra. A primeira parcela foi recebida em junho.

Público atendido: Idosos a partir de 60 anos mulher e 65 anos homem.

Capacidade de Atendimento: 50 idosos

Critérios de acesso: Qualquer pessoa acima de 60 anos que sejam oriundos de comunidades carentes de Aracaju, Beneficiários do Programa Bolsa Família ou estejam cadastrados no Sistema Único da Assistência.

Resultados esperados: Aumento da participação do idoso na vida social.

Objetivos esperados: Reuniões com grupo de convivência onde haverá comemoração de datas festivas, gincanas culturais e intergeracionais, bailes da 3ª idade, passeios, trabalhos manuais, palestras e cursos, acompanhamento psicossocial onde será feito um trabalho de acompanhamento da família com atendimento individual, visita domiciliar, encaminhamento quando necessário, palestra, ou seja, trabalhar a consciência do papel individual de cada membro, sua capacidade de ouvir, reconhecer e respeitar as diferenças, autocrítica contínua, ousadia e disposição para responder por erros e acertos. Realizar visitas domiciliares aos idosos e suas famílias, objetivando conhecer melhor a realidade de vida de cada família, assessorando de forma continuada estes nos problemas levantados através de encaminhamentos aos órgãos públicos de competência.

Período de funcionamento: Sexta das 14:00 às 17:00 horas

Responsável pela execução do projeto: Assistente Social.

Financiador: SEMASC – Convênio 06 / 2010

Local de execução: Ceinfa – Aracaju – SE.

 

2.5 Projeto: ENTERJOVEM

O projeto é desenvolvido na instituição onde oferecemos como contrapartida o espaço. O Instituto Empreender fica responsável pelo pagamento dos educadores, materiais utilizados no curso, lanche e as capacitações dos mesmos, ou seja, não recebemos financeiramente nenhum valor. Através desse projeto já foram inserido da instituição 28 jovens no mercado de trabalho.

Publico atendido: Jovens de 19 a 29 anos

Capacidade de Atendimento: 40 alunos

Critérios de acesso: Matriculados e freqüentando regularmente escolas públicas do ensino médio ou que já tenham concluído; Oriundos de renda per capita equivalente a meio salário mínimo; Não tenham trabalhado em emprego formal.

Resultados esperados: Inserir, jovens qualificados no mercado de trabalho

Objetivos esperados: Promover a inclusão digital, fortalecendo a comunicação global, favorecendo o aprendizado em inglês e facilitando o acesso a oportunidades de trabalho.

Período de Funcionamento: Segunda á Quinta das 07:00 às 11:30 horas. (Durante 06 meses)

Responsável pela execução do projeto: Instituto Empreender e Secretaria do Trabalho da Juventude e da Promoção da Igualdade Social.

Financiador: Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.

Local de execução: Ceinfa – Aracaju – SE

 

 

 

 

 

 

 


3 – RECURSOS HUMANOS.

 

FORMAÇÃO VÍNCULO TRABALHISTA CARGA HORÁRIA FUNÇÃO QUANTIDADE
01 NÍVEL SUPERIOR EM HISTORIA

CLT

30 HORAS SEMANAIS COORDENADOR

01

02 NÍVEL SUPERIOR EM SERVIÇO SOCIAL

CLT

30 HORAS SEMANAIS ASSISTENTE SOCIAL

01

03 NÍVEL SUPERIOR EM PSICOLOGIA

PRESTADOR DE SERVIÇO

04 HORAS SEMANAIS PSICOLOGA

01

04 NÍVEL MÉDIO

CLT

40 HORAS SEMANAIS ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

01

05 NÍVEL MÉDIO

CLT

40 HORAS SEMANAIS EDUCADORA REFORÇO ESCOLAR

01

06 NÍVEL TÉCNICO DE MUSCULAÇÃO

CLT

15 HORAS SEMANAIS INSTRUTOR DE ACADÊMIA

01

07 NÍVEL TÉCNICO DE MUSCULAÇÃO

CLT

15 HORAS SEMANAIS INSTRUTOR DE ACADÊMIA

01

 

4 –  ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL.

A instituição realiza atividades inerentes ao Serviço Social e a Psicologia trabalhando de forma integrada. São oferecidos os seguintes serviços pelos profissionais citados:

Facilitadores das reuniões do grupo de convivência do Idoso;

Responsáveis em implantar, no âmbito institucional, a Política de Assistência Social, conforme as diretrizes da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS /93) e Sistema Único da Assistência Social (SUAS /04);

Subsidiar e auxiliar a administração da instituição na elaboração, execução e avaliação do Plano Gestor Institucional;

Desenvolver pesquisas junto aos usuários da instituição, definindo o perfil social desta população, obtendo dados para a implantação de projetos sociais, interdisciplinares;

Identificar, continuamente, necessidades individuais e coletivas, apresentadas pelos segmentos que integram a instituição, na perspectiva do atendimento social e da garantia de seus direitos, implantando e administrando benefícios sociais;

Realizar seleção sócio-econômica, quando for o caso , de usuários para as vagas disponíveis, a partir de critérios pré-estabelecidos, sem perder de vista o atendimento integral e de qualidade social; e nem o direito de acesso universal ao atendimento;

Estender o atendimento social às famílias dos usuários da instituição, com projetos específicos e formulados a partir de diagnósticos preliminares;

Intensificar a relação instituição / família, objetivando uma ação integrada de parceria na busca de soluções dos problemas que se apresentarem;

Fornecer orientação social e fazer encaminhamentos da população usuária aos recursos da comunidade, integrando e utilizando-se da rede de serviços sócio-assistenciais;

Participar, coordenar e assessorar estudos e discussões de casos com a equipe técnica, relacionados à política de atendimento institucional e nos assuntos concernentes à política de Assistência Social;

Realizar perícia, laudos e pareceres técnicos relacionados à matéria específica da Assistência Social, no âmbito da instituição, quando solicitado;

É válido ressaltar que possuímos uma parceria com a SEMASC onde somos atendidos pelo CRAS Terezinha Meire localizado na VENEZA, onde solicitamos serviços que são oferecidos por eles.

5 – ESTRUTURA FÍSICA

 

Fotos da instituição:

06 – METODOLOGIA

 

A sistematização e operacionalização das ações utilizadas para o desenvolvimento das atividades fundamentaram-se na promoção das organizações das crianças e adolescentes, idosos e seus familiares da comunidade da Veneza e de outras localidades que participam dos serviços ofertados pela instituição, focalizando os trabalhos em grupos e envolvimento de todos durante o processo de execução.

Faremos o acompanhamento psicossocial de todos os participantes dos projetos para que os mesmos tenham um maior aproveitamento do curso e apoio total da instituição no que for necessário.

Realizaremos reuniões com grupo de convivência das famílias assistidas pela instituição e que tenham os filhos no projeto no sentido que nesse ambiente elas tirem suas duvidas, sejam orientadas e assistidas para que possamos conhecer as relações afetivas existentes nesses lares e com isso estreitar as relações familiares.

Procuraremos estreitar a relação instituição e comunidade no sentido que todos conheçam os trabalhos desenvolvidos durante todo o processo de execução dos projetos, realizando palestras educativas, campanhas e apresentações das ações desenvolvidas nos serviços existentes no bairro.

O monitoramento e a avaliação de todo os projetos realizados na instituição é feita durante todo o processo de execução através da aplicação de questionário desenvolvido para ser aplicado conforme a ação para no fim ser condensadas as informações e avaliarmos se a necessita de ser feita alterações na execução da ação para melhorarmos os serviços ofertados.

Para o ano de 2011 pretendemos realizar uma pesquisa na comunidade e adjacências para detectarmos a real necessidade da comunidade nas ações que são desenvolvidas pela instituição em relação a cursos, palestras e campanhas educativas.

 

 

 

 

07 – CONCLUSÃO:

 

O Ceinfa visa para o ano de 2011, visa conseguir novos financiadores para novos projetos a serem inscritos em seleções de editais para conseguir alcançar o maior numero de beneficiários a qual tem a capacidade.

É valido ressaltar que o anexo localizado no bairro São Carlos não esta funcionando, tendo previsão de reabertura para o mês de março do ano de 2011, para aumentarmos a nossa capacidade de atendimento aos usuários.

Embora o Brasil tenha avançado na área social nos últimos anos, ainda persistem muitos os problemas que afetam a vida dos brasileiros, já que se trata de um país de grandes contrastes social, onde sua distribuição de renda é desigual e que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria.

Diante dessa realidade a proposta da instituição consisti em desenvolver atividades com todos os membros das famílias sendo proporcionados espaços que possibilitem o desenvolvimento da criatividade, a busca por novos projetos de vida e bem-estar. Visando ainda a integração das diversas gerações ali existentes, melhorando dessa forma sua qualidade de vida e tornando o ambiente familiar mais saudável.