Pular para o conteúdo

Relatório 2011

..

Relatório  2010

IDENTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL

NOME: CENTRO DE INTEGRAÇÃO DA FAMÍLIA

ANO DE FUNDAÇÃO: 2006

ENDEREÇO: RUA IDALICIO SOARES 456 / A, NOVA VENEZA CEP 49092 – 520, RUA FRANCISCO XAVIER DA PAIXÃO Nº100 CEP 49092-030 ambas em Aracaju/ Sergipe

TELEFONE/FAX: (79) 9972 – 7231 / 9987-0298

E-mail: ceinfa@hotmail.com

SITE: www.ceinfa.gov.br

CNPJ: 083646070001-62

REGISTRO NO CMDCA: 100

REGISTRO NO CMAS: 124

CERTIFICADO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL: Lei 6745 de 28 de outubro de 2009

CERTICADO DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL: Lei 3.673 de 05 de março de 2009

REPRESENTANTE LEGAL: EMANUELLE RAMOS DE OLIVEIRA SANTOS

CARGO: PRESIDENTE

REGIME JÚRIDICO: SOCIEDADE CIVIL SEM FINS ECONÔMICOS

OBJETIVO: Tornar-se referência no atendimento social através do oferecimento de cursos e de serviços de assistência social.

ÁREA DE ATUAÇÃO: ARACAJU / SERGIPE

EQUIPE TÉCNICA

PRESIDENTE: EMANUELLE RAMOS DE OLIVEIRA SANTOS

COORDENAÇÃO: JOSEFA NEIDE DOS SANTOS

ASSISTENTE SOCIAL: CRISTIANA FONTES GONZALES

AUXILIAR ADMINISTRATIVO: SANDRA VIRGINIA DOS SANTOS

EDUCADORES: KENNEDY EDUARDO DE JESUS

ROGÉRIO ANTONIO DOS SANTOS

ALESSANDRA MARIA DE DEUS

MANTENEDORES:

  • GRUPO MIRO SANTOS;

FINANCIADORES:

  • GRUPO MIRO SANTOS
  • SEMASC – SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTENCIA SOCIAL DE ARACAJU.

PARCEIROS:

  • FUNDAT – FUNDAÇÃO MUNICIPAL DO TRABALHO;
  • SEMASC – SECRETÁRIA MUNICIPAL DA AÇÃO SOCIAL DE ARACAJU /SERGIPE;
  • SECRETARIA ESTADUAL DA INCLUSÃO, ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE SERGIPE;
  • SECRETÁRIA DE ESTADO DO TRABALHO, DA JUVENTUDE, E DA PROMOÇÃO DA IGUALDADE SOCIAL;
  • INSTITUTO EMPREEDER;FORUM DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE;
  • CONSELHO MUNICIPAL DA TERCEIRA IDADE;
  • CONSELHO MUNICIPAL DA ASSISTENCIA SOCIAL;
  • CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE;
  • FORUM DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ARACAJU / SERGIPE;
  • CRAS TEREZINHA MEIRA – VENEZA.

1 – APRESENTAÇÃO

O presente relatório tem como objetivo explicitar o funcionamento da instituição e suas atividades referentes ao período de janeiro a dezembro de 2010.

O CEINFA no ano de 2010 obteve varias conquistas e teve muitos desafios no sentido de crescimento de sua autonomia e reconhecimento de beneficio prestado à comunidade, como seu registro no Conselho Municipal da Assistência Social, renovação no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, reconhecimento como instituição que presta serviço ao Idoso pelo Conselho Municipal do Idoso e registro no Conselho da Assistência Social Estadual.

A instituição é presidida por Emanuelle Ramos que foi eleita pela segunda vez já que no mês de agosto houve nova eleição de diretoria sendo que a nova diretoria é composta por funcionários do grupo. Atualmente a Equipe técnica da instituição é formada por Josefa Neide coordenadora, Cristiana Fontes assistente social, Sandra Virginia auxiliar administrativo, Alessandra Santos auxiliar administrativo e os instrutores da academia Kennedy e Rogério.

Para o ano de 2010 tivemos parceria com a FUNDAT, que ofereceu instrutores para cursos de informática básica, avançada e cabeleireiro; com a SEMASC tivemos parceria através do convenio 06/2010 onde prestamos serviço de proteção básica ao Idoso e seus familiares; com a SETRAPS através do instituto Empreender onde se teve a formação de quatro turmas de 20 alunos, onde oferecemos cursos de inglês, informática e relações sociais através do programa EnterJovem Plus.

2 – PROJETOS

2.1 Projeto: Reforço Escolar com Incentivo a Leitura

Público atendido: Crianças na faixa etária de 02 a 12 anos de idade

Capacidade de Atendimento: 40 crianças

Critérios de acesso: Crianças oriundas de escolas públicas, Beneficiários do Programa Bolsa Família ou estejam cadastrados no Sistema Único da Assistência.

Objetivos esperados: Proporcionar as crianças atendidas maior desempenho nas escolas de ensino regular, oferecendo os mesmos subsídios necessários para o reforço nas atividades normais em sala de aula.

Resultados Alcançados: Aumento do índice de aprovação na escola, Elevação do conhecimento e elevação da auto-estima dos participantes

Período de funcionamento: Segunda à sexta. Pela manhã das 08: 00 às 10:00 ( 1ª e 2º series) e das 10:00 às 11:30 (3ª e 4ª).

Responsável pela execução do projeto: Educador de Nível Médio.

Financiador: CEINFA – recursos próprios.

Local de execução: Ceinfa – Aracaju – SE

Durante o segundo semestre foi necessário que fechássemos a turma do reforço escolar no período da manhã, pois não tínhamos publico suficiente para mantermos a turma aberta já que só havia três alunos que foram remanejados para o horário da tarde já que houve a flexibilidade de mudança de horário na escola. Isso se deve por conta de que as escolas no período da manhã funcionam com turmas de ensino fundamental que é o nosso publico no reforço. Percebemos uma queda muito grande no projeto como podemos analisar no gráfico abaixo.

2.2 Projeto: Atividade Física “Corpo em Movimento”.

Público atendido: Adolescentes, Adultos e Idosos.

Capacidade de atendimento: 90 alunos por turno

Critérios de acesso: Qualquer pessoa que sejam oriundos de comunidades carentes de Aracaju, Beneficiários do Programa Bolsa Família ou estejam cadastrados no Sistema Único da Assistência, desde que estejam devidamente liberados pelo serviço de saúde apresentando para isso um atestado médico.

Resultados Alcançados: Elevar a auto-estima e disposição das pessoas envolvidas e dessa forma melhorar a qualidade de vida.

Objetivos esperados: Proporcionar aos usuários exercício físicos e aeróbicos a fim de que tenham maior qualidade de vida.

Período de funcionamento: Segunda a Quinta pela manhã das 07:30 às 10:00 horas e a tarde das 14:00 às 18:00 horas.

Responsável pela execução do projeto: Professor licenciado pelo CREF.

Financiador: Ceinfa – Recursos Próprios

Local de execução: Ceinfa – Aracaju – SE

Durante o ano de 2010 a academia sofreu uma variação de quantitativo de alunos durante o ano todo, principalmente no período da manhã com a mudança de horário, pois a grande procura se da na turma de sete horas que passou para ter inicio as 07:30 fazendo com que as pessoas que trabalham desistissem da aula, isso ficou notório também na pesquisa que fizemos onde grande parte dos alunos também falaram sobre a questão de horário, notamos também que as turmas principalmente no horário da tarde aumentou após a contratação do professor Rogério. Contudo percebemos que os dois professores vem fazendo um trabalho excelente na academia, só precisamos rever a questão dos horários pela manhã.

2.3 Projeto: Todos Conectados para a Vida

O projeto é realizado em parceria com a FUNDAT sendo que o CEINFA entra com contrapartida do espaço e a FUNDAT fica responsável pela contratação dos Instrutores e pagamento deles, ou seja, não é repassado nenhum dinheiro para o CEINFA. Durante o ano de 2010 tivemos um total de 88 inscritos 64 selecionados devido à capacidade da sala que é de 16 alunos por turma e 59 alunos concludentes.

Público atendido: Adolescentes a partir de 16 anos, adultos e idosos.

Capacidade de atendimento: 16 usuarios por turma

Critérios de acesso: Qualquer pessoa que sejam oriundos de comunidades de Aracaju, Beneficiários do Programa Bolsa Família ou estejam cadastrados no Sistema Único da Assistência.

Resultados Alcançados: Fazer com que as pessoas envolvidas busquem mais informações e melhora na perspectiva de conseguir um emprego.

Objetivos esperados: Proporcionar aos usuários cursos de inclusão digital buscando desenvolver as habilidades de cada com Aulas de Informática Básica (Windows, Word, Excel) e avançada, fazer com que as pessoas envolvidas busquem mais informação e melhora na perspectiva de conseguir um emprego, aulas de Relações Humanas, trabalharem o convívio em grupo, as diferenças de opiniões, ou seja, desenvolver as potencialidades

Período de funcionamento: Segunda a Sexta no horário da tarde das 14:00 às 18:00 horas.

Responsável pela execução do projeto: Professor cedido pela Fundat.

Financiador: FUNDAT – CEINFA

Local de execução: Ceinfa – Aracaju – SE.

2.4 Projeto: Grupo de Convivência da Melhor Idade

A parceria entre a instituição e a SEMASC é no valor de R$ 30.000,00 sendo que pagos através de parcelas no valor R$ 2.500,00 sendo que são pagas conforme é feita a prestação de contas, pois uma parcela e condicionada à outra. É válido ressaltar que a primeira parcela foi recebida em junho.

Público atendido: Idosos a partir de 60 anos mulher e 65 anos homem.

Capacidade de atendimento: 50 idosos

Critérios de acesso: Qualquer pessoa acima de 60 anos que sejam oriundos de comunidades carentes de Aracaju, Beneficiários do Programa Bolsa Família ou estejam cadastrados no Sistema Único da Assistência.

Resultados esperados: Aumento da participação do idoso na vida social.

Objetivos esperados: Reuniões com grupo de convivência onde haverá comemoração de datas festivas, gincanas culturais e intergeracionais, bailes da 3ª idade, passeios, trabalhos manuais, palestras e cursos, acompanhamento psicossocial onde será feito um trabalho de acompanhamento da família com atendimento individual, visita domiciliar, encaminhamento quando necessário, palestra, ou seja, trabalhar a consciência do papel individual de cada membro, sua capacidade de ouvir, reconhecer e respeitar as diferenças, autocrítica contínua, ousadia e disposição para responder por erros e acertos. Realizar visitas domiciliares aos idosos e suas famílias, objetivando conhecer melhor a realidade de vida de cada família, assessorando de forma continuada estes nos problemas levantados através de encaminhamentos aos órgãos públicos de competência.

Período de funcionamento: Sexta das 14:00 às 17:00 horas

Responsável pela execução do projeto: Assistente Social.

Financiador: SEMASC – Convênio 06 / 2010

Local de execução: Ceinfa – Aracaju – SE.

O projeto do Idoso no inicio do ano teve uma queda muito grande na quantidade de participantes devido a Assistente Social que realizava as atividades serem as mesmas do CRAS, desse modo a mesma atividade que acontecia nas reuniões de quarta feira lá era a mesma que ela aplicava aqui na sexta, porém no segundo semestre com a nova Assistente Social, o numero de idosos subiu novamente, pois começamos a oferecer atividades diferentes como era no inicio da instituição, cursos, passeios atividades com psicólogo e outros profissionais além das aulas de atividade física, a procura do serviço esta tão grande que já estamos vendo a possibilidade de aumentarmos o espaço.

2.5 Projeto: ENTERJOVEM

O projeto é desenvolvido na instituição onde oferecemos como contrapartida o espaço e o Instituto Empreender é responsável pelo pagamento dos educadores, materiais utilizados no curso, lanche e as capacitações dos mesmos, ou seja, não recebemos financeiramente nenhum valor. Através desse projeto já foram inserido da instituição 28 jovens no mercado de trabalho. Durante o ano de 2010 tivemos um total de 80 alunos formados no curso divididos em quatro turmas de 20 sendo duas realizadas no 1º semestre e duas turmas no 2º semestre já que o curso e realizado durante cinco meses.

Publico atendido: Jovens de 19 a 29 anos

Capacidade de atendimento: 40 alunos

Critérios de acesso: Matriculados e freqüentando regularmente escolas públicas do ensino médio ou que já tenham concluído; Oriundos de renda per capita equivalente a meio salário mínimo; Não tenham trabalhado em emprego formal.

Resultados esperados: Inserir, jovens qualificados no mercado de trabalho

Objetivos esperados: Promover a inclusão digital, fortalecendo a comunicação global, favorecendo o aprendizado em inglês e facilitando o acesso a oportunidades de trabalho.

Período de Funcionamento: Segunda á Quinta das 07:00 às 11:30 horas. (Durante 06 meses)

Responsável pela execução do projeto: Instituto Empreender e Secretaria do Trabalho da Juventude e da Promoção da Igualdade Social.

Financiador: Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.

Local de execução: Ceinfa – Aracaju – SE

3 – RECURSOS HUMANOS.

FORMAÇÃO VÍNCULO TRABALHISTA CARGA HORÁRIA FUNÇÃO QUANTIDADE
01 NÍVEL SUPERIOR EM HISTORIA CLT 40 HORAS SEMANAIS COORDENADOR 01
02 NÍVEL SUPERIOR EM SERVIÇO SOCIAL CLT 30 HORAS SEMANAIS ASSISTENTE SOCIAL 01
03 NÍVEL MÉDIO CLT 40 HORAS SEMANAIS ASSISTENTE ADMINISTRATIVO 01
04 NÍVEL MÉDIO CLT 40 HORAS SEMANAIS EDUCADORA REFORÇO ESCOLAR 01
05 NÍVEL TÉCNICO DE MUSCULAÇÃO CLT 15 HORAS SEMANAIS INSTRUTOR DE ACADÊMIA 01
06 NÍVEL TÉCNICO DE MUSCULAÇÃO CLT 15 HORAS SEMANAIS INSTRUTOR DE ACADÊMIA 01

4 –  ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL.

Durante o ano de 2010 no primeiro semestre a instituição não tinha Assistente Social contratada quando havia necessidade do serviço as pessoas eram encaminhadas para o CRAS Terezinha Meira que foi parceira da instituição, e também através do CRAS eram realizadas as reuniões com as idosas com assistentes sociais e psicólogos, porém no segundo semestre após visita do Conselho fomos informados que necessitávamos oferecer o serviço de atendimento segundo o Art. 3º da Loas, devido a essa necessidade foi contratada Assistente Social onde essa iniciou o serviço na instituição.

Em relação ao psicólogo a instituição teve prestadores de serviço através do convenio 06/2010 com a prefeitura de Aracaju.

Durante este segundo semestre foram realizadas as seguintes atividades:

Visitas domiciliares. 10

Atendimento psicossocial 20

Encaminhamentos diversos 15

Acolhimento 25

Entrevistas – 05

Palestras – 05

Eventos – 04

Esperamos que no próximo ano os serviços de atendimento sejam realizados de modo que supram a necessidade da comunidade de modo geral.

05 – CONCLUSÃO:

Acreditamos que dentro da capacidade física e da equipe técnica da instituição conseguimos atender as demandas da população quando da oferta de programas e serviços que de forma direta ou indireta contribuiu para o engrandecimento e fortalecimento, tanto da comunidade quanto dos usuários dos serviços ofertados.

Diante da realidade da população atendida e por estarmos localizados numa área de situação de vulnerabilidade e risco social, buscamos também encaminhar para outros equipamentos públicos instalados no mesmo território os casos que não foram possíveis resolve-los na própria instituição.

Aracaju, 29 de dezembro 2010.

http://ceinfa.org.br/wp-content/themes/formulando_ceinfa/images/blockbg.jpg

Quadro demonstrativo de atendimento 2009


ATIVIDADES
CURSO MANHÃ TARDE
REFORÇO ESCOLAR FAIXA ETÁRIA: 07 A 12 ANOS 1ª A 4ª 36 40
CURSOS DE CAPACITAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL BOLOS E TORTAS E TEXTURA EM PAREDE : FAIXA ETÁRIA 16 A 46 ANOS 80 115
GRUPO DE IDOSOS: FAIXA ETÁRIA 48 A 77 48
ACADEMIA DE GINÁSTICA 146 140
TOTAL DE ATENDIMENTO 2009: 605

PARCERIAS:

FUNDAT: CURSOS DE INFORMÁTICA BÁSICA E AVANÇADA
SEMASC, CURSOS: CABELEIREIRO, INFORMÁTICA BÁSICA E APOIO TÉCNICO E OPERACIONAL COM O GRUPO DE IDOSOS. IMPLEMENTAÇÃO DO COZINHA BRASIL
SENAC CURSOS DE: TEXTURA EM PAREDE E BOLOS E TORTAS, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE INCLUSÃO SOCIAL DO ESTADO
REFORÇO ESCOLAR: 76 INSCRITOS: 70 APROVADOS NA ESCOLA DO ENSINO REGULAR

ACADEMIA: ATENDENDO CRIANÇAS, JOVENS ADULTOS E IDOSOS.

http://ceinfa.org.br/wp-content/themes/formulando_ceinfa/images/blockbg.jpg

Quadro demonstrativo de atendimento 2008

DATA CURSO FAIXA ETÁRIA INSCRITOS SELECIONADOS CONCLUIRAM REALIZAÇÃO
11/02 a 30/03 Corte e Costura 16 a 46 anos 45 20 16 Centro de Integração da Família
11/02 a 30/03 Informática Básica 12 a 15 anos 36 16 14 Centro de Integração da Família
11/02 a 30/03 Informática Avançada 16 a 34 anos 38 16 13 Centro de Integração da Família
11/02 a 30/03 Informática Básica 17 a 42 anos 28 16 16 Centro de Integração da Família
26/05 a 09/07 Cabeleireiro 16 a 34 anos 40 25 20 CEINFA/FUNDAT
27/05 a 21/07 Informática Básica 16 a 30 anos 28 16 12 CEINFA/FUNDAT
26/05 a 21/07 Informática Básica 19 a 30 anos 28 16 16 CEINFA/FUNDAT
26/05 a 09/07 Peças Íntimas 20 a 38 anos 28 25 15 CEINFA/FUNDAT
21/08 a 26/09 Doces e Salgados 20 a 48 anos 29 20 20 CEINFA/FUNDAT
21/08 a 17/09 Manicure 16 a 30 anos 20 20 15 CEINFA/FUNDAT
21/08 a 07/10 Cabeleireiro 16 a 38 anos 50 21 17 CEINFA/FUNDAT
21/08 a 07/10 Informática Básica 17 a 38 anos 25 16 15 CEINFA/FUNDAT
21/08 a 07/10 Informática Básica 17 a 38 anos 30 16 16 CEINFA/FUNDAT
21/08 a 07/10 Informática Básica 17 a 38 anos 33 16 16 CEINFA/FUNDAT
06/11 a 12/12 Informática Básica 17 a 38 anos 25 16 14 CEINFA/FUNDAT
06/11 a 12/12 Informática Básica 17 a 38 anos 28 16 14 CEINFA/FUNDAT
06/11 a 12/12 Cabeleireiro 18 a 38 anos 25 20 19 CEINFA/FUNDAT

REFORÇO ESCOLAR

TURNO Nº ATENDIMENTO FAIXA ETÁRIA SÉRIES ATENDIDAS OBSERVAÇÕES
Tarde 80 07 a 12 anos 1ª a 4ª série

GRUPO DE IDOSOS

TURNO Nº ATENDIMENTO ATIVIDADES EXCURSÕES REALIZADAS LOCAIS VISITADOS
Tarde 50 Palestras educativas

Terapia ocupacional

Ginásticas, terapia grupal, dinâmicas.

Palestras: SMTT/Conselho do Idoso, Grupos vulneráveis, Parceria Grupo Walt Mart

05 Orla de Atalaia

Parque da Cidade

Pirambu

Banho do prata

Praia Caueira

Praia da Costa

Projeto Tamar

Associação do 18 do Forte

ACADEMIA DE GINÁSTICA

Nº ATENDIMENTO CRIANÇAS ADULTOS IDOSOS
458 08 398 50

TOTAL GERAL DE ATENDIMENTO: 806


http://ceinfa.org.br/wp-content/themes/formulando_ceinfa/images/blockbg.jpg

DADOS ESTATÍSTICOS DE ATENDIMENTO DA INSTITUIÇÃO NO ANO DE 2007

ATENDIMENTO DA 1ª TURMA 2007

CABELEIREIRO

INSCRITOS: 33

SELECIONADOS: 25

CONCLUIRAM: 17

BIJUTERIA 1ª TURMA

INSCRITOS: 35

SELECIONADOS: 25

CONCLUIRAM: 19

BIJUTERIA 2ª TURMA

INSCRITOS: 34

SELECIONADOS: 25

CONCLUIRAM: 18

INFORMÁTICA

INSCRITOS: 121

SELECIONADOS: 48

CONCLUIRAM: 32

REFORÇO ESCOLAR

MANHÃ: 40

TARDE: 38.

ACADEMIA

TURNO DA MANHÃ

Nº. ATENDIDOS: 96

TURNO DA TARDE

Nº. ATENDIDOS: 98

TURNO DA NOITE

Nº. DE ATENDIDOS: 113

GRUPO DE IDOSOS: 45

http://ceinfa.org.br/wp-content/themes/formulando_ceinfa/images/blockbg.jpg

TOTAL DE ATENDIMENTO 1º BIMESTRE 2007 – 516

2º BIMESTRE 2007

INFORMÁTICA

TOTAL DE INSCRITOS: 60

CONCLUIRAM: 38

ACADEMIA

MANHÃ

INSCRITOS: 100

CANCELADOS: 12

TOTAL DE ATENDIDOS: 88

TARDE

INSCRITOS: 99

CANCELADOS: 10

TOTAL DE ATENDIDOS: 89

NOITE

INSCRITOS: 117

CANCELADOS: 05

TOTAL DE ATENDIDOS: 112

TOTAL DE ATENDIMENTO

Nº. DE AGENDAMENTO ATENDIMENTO PSICOLOGICO: 32

Nº. DE ATENDIDOS: 23

Nº. DE AGENDAMENTO ATENDIMENTO JURIDICO: 28

Nº. DE ATENDIDOS: 14

TOTAL DE ATENDIMENTO GERAL 2007: 889


http://ceinfa.org.br/wp-content/themes/formulando_ceinfa/images/blockbg.jpg

DADOS ESTATÍSTICOS DE ATENDIMENTO DA INSTITUIÇÃO NO ANO DE 2006

CURSO DE INFORMÁTICA

INSCRITOS: 118

SELECIONADOS: 48

CONCLUIRAM: 40

CABELEIREIRO:

INSCRITOS: 48

SELECIONADOS: 20

CONCLUIRAM: 18

MANICURE

INSCRITOS: 38

SELECIONADOS: 20

CONCLUIRRAM: 15

BISCUIT

INSCRITOS: 98

SELECIONADOS: 20

CONCLUIRAM: 18

REFORÇO ESCOLAR

INSCRITOS: TURNO DA MANHÃ: 60

SELECIONADOS: 40

INSCRITOS TURNO DA TARDE: 68

SELECIONADOS: 40

ACADEMIA ( o atendimento é rotativo)

TURNO DA MANHÃ: 80X2= 160

TURNO DA TARDE: 80X2=160

TURNO DA NOITE: 140X2=280

TOTAL DE INSCRITOS: 1030

TOTAL DE ATENDIDOS:771

TOTAL DE ATENDIMENTO 2006: 771

Observação as atividades foram paralisadas para recesso no dia 19 de dezembro 2006