A escolha das representações aconteceu no auditório da Seides com a participação de todas as entidades filiadas ao Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente
Atendendo ao que determina a Lei 6446/2008, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), com o apoio da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), realizou na tarde desta segunda-feira, 2, a eleição dos representantes da sociedade civil para compor o CDCA para o biênio 2011/2013. A escolha das representações aconteceu no auditório da Seides com a participação de todas as entidades filiadas ao Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O presidente do Cedca, Danival Falcão, explicou que a lei estadual, alterada em 2008, muda sua composição. Atualmente, o conselho é composto por quatro entidades de classe e cinco instituições da sociedade civil, além de nove membros do governo.
“A cada dois anos o Conselho deve promover a eleição, portanto, este ano resolvemos deliberar em parceria com o Fórum Estadual de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, juntamente com as entidades da sociedade civil filiadas ao fórum até 31 de dezembro de 2010”, explicou Falcão.
Para o representante da coordenação Colegiada do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Gean de Paula Santos, a iniciativa democrática permite que instituições da sociedade civil e entidades de classe concorram a uma vaga no Cedca. “O conselho é um órgão deliberativo e tem um papel extremamente importante na política pública no Estado”.
Instituições eleitas:
1 – Centro Dom José Brandão de Castro
2 – Lar Infantil Cristo Redentor
3 – Associação de Moradores e Amigos da Nova Brasília (Amanb)
4 – Instituto Braços
5 – Centro de Integração da Família (Ceinfa)
Conselhos de Classe eleitos:
1 – Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
2 – Conselho Regional de Medicina (CRM)
3 – Conselho Regional de Serviço Social (Cress 20º)
4 – Conselho Regional de Psicologia (CRP 19º)