Por Agnes Araujo (Estagiária)
Na última sexta-feira, 10, aconteceu a posse de presidência e vice-presidência do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). Com a presença da secretária de Estado da Assistência, Inclusão e do Desenvolvimento Social (Seides), Eliane Aquino, o evento aconteceu no Espaço Cultural da Sociedade Semear.
O termo de posse foi assinado pela coordenadora do Centro de Integração Familiar (CEINFA), Josefa Neide dos Santos, eleita presidente. O representante da Secretaria de Estado da Educação (SEED), e até então presidente do Conselho, Danival Lima Falcão, assinou como vice-presidente eleito.
A secretária da Inclusão Social, Eliane Aquino, desejou boa sorte à nova presidência e declarou que o Governo continuará dando suporte para cada ação do CEDCA. “A nova gestão vai dialogar muito bem com o Governo e a sociedade. Conjuntamente vamos escutar as crianças e adolescentes para construir ações direcionadas”, declarou.
Em nome do governador Marcelo Déda, a secretária prosseguiu elogiando a coragem dos conselheiros e representantes das secretarias e sociedade civil envolvidas nas políticas públicas para crianças e adolescentes. Estimulando ainda mais o trabalho desenvolvido pelo Conselho, Eliane reafirmou contar com os novos presidentes para a apresentação dos planos de ação à cada secretaria envolvida.
O secretário de Direitos Humanos e da Cidadania, Luiz Eduardo Oliva, reconheceu o trabalho realizado pela Seides e qualificou o processo eleitoral para a nova gestão como democrático, elegendo uma representante de sociedade civil como presidente.
“O paradigma de separação entre Governo e sociedade continua sendo quebrado com essa gestão. A parceria com a Inclusão Social vai adiante pela sensibilidade da secretária em observar o que precisa ser feito”, disse Oliva.
Discursando ainda como presidente do Conselho, Danival Falcão, agradeceu o apoio das secretarias de Estado da Inclusão Social e dos Direitos Humanos e da Cidadania. “O que realizamos só foi possível com o apoio do Governo, que compreendeu a importância do trabalho. Uma das funções mais importantes, linda e pura da minha vida, é defender direitos de crianças e adolescentes”, declarou expressando privilégio em fazer parte, como servidor, de uma gestão governamental onde criança e adolescente são prioridades.
A coordenadora do CEINFA e presidente eleita do CEDCA, Josefa Neide, disse estar numa nova caminhada, mas que continuará com as ações junto aos conselhos tutelares e ao Governo, primando pela valorização da sociedade civil. “Governo e sociedade seguirão trabalhando juntos para melhor executar as ações planejadas”, afirmou.
Pela primeira vez elegendo um representante de sociedade civil, o CEDCA, tem boas expectativas quanto à nova gestão. Na solenidade estiveram presentes ainda a secretária de Estado das Políticas Públicas para Mulheres, Maria Teles, o presidente da Câmara dos Vereadores, Emanuel Nascimento, e o deputado federal Márcio Macedo.
Criança e Adolescente