Pular para o conteúdo

Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente elege nova presidência

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) elegeu na última semana, no Espaço Cidadão, durante a sua quinta Reunião Ordinária, a eleição da presidência para o biênio 2012/2014.

Nesse mandato a sociedade civil assume a presidência, considerando a pactuação de alternância de poder, uma vez que o último foi presidido por Danival Falcão, representante da Secretaria Estadual de Educação (SEED).

A chapa composta pelo Centro de Integração da Família (Ceinfa) e pela SEED venceu por voto de maioria simples a chapa formada pelo Instituto Braços e pelo Lar Infantil Cristo Redentor.

A coordenadora do Ceinfa, Josefa Neide Santos, e o representante da SEED, Danival Falcão, foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente. Josefa é formada em história, coordenadora do Ceinfa desde 2006, presidente do Conselho Local de Saúde e conselheira titular do Conselho Municipal de Assistência Social. A data da posse dos novos dirigentes ainda será marcada.

CEDCA

O Cedca é um órgão colegiado de caráter deliberativo e controlador das ações de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Cabe a ele elaborar normas gerais para a formulação e implementação da política estadual dos direitos da criança e do adolescente.

O Conselho tem em sua composição representação da sociedade civil organizada e do Governo do Estado. Integram o Cedca a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), Conselho Regional de Medicina (CRM), Conselho Regional de Psicologia (CRP), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Lar Infantil Cristo Redentor (Licre), Associação de Moradores e Amigos da Nova Brasília (Amanb), Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), Instituto Braços e Ceinfa.

Também compõem o Cedca as secretarias de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), da Educação (SEED), da Saúde (SES), da Segurança Pública (SSP), do Trabalho (Setrab), do Planejamento e Gestão (Seplag), da Justiça e Cidadania (Sejuc), da Casa Civil e da Fundação Renascer.
Josefa Neide Santos, nova presidente do Cedca / Foto: Ascom/Cedca